Turistas alemães resgatados no molhe da Póvoa de Varzim

0
174

No último sábado, 8 de novembro, três jovens turistas alemães tiveram perto de perder a vida, depois de terem passado as barreiras de segurança no molhe, no porto de mar da Póvoa de Varzim. Nesse dia, estava em vigor um aviso amarelo para o estado do mar, com ondas a chegar aos 5 metros.

Os dados foram avançados por João Pinheiro, da Associação de Nadadores-Salvadores “Os Golfinhos” um dos responsáveis pelo salvamento dos três turistas. “Temos de ter muito respeito pelo mar, mas infelizmente, hoje em dia, não se respeita nada”, afirmou o dirigente da associação.

A sorte esteve do lado dos alemães uma vez, que na costa da Póvoa de Varzim “há dispositivos que ajudam ao salvamento”, contou João Pinheiro que também deixou alguns conselhos à população. “Quando há alertas e as autoridades avisam para as pessoas não andarem perto do mar, devem ser respeitados. O mar oferece muito perigo e está adverso”.

Ainda sobre o agravamento da agitação marítima, as Capitanias dos Portos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde alertam, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, até dia 12 de novembro, às 15 horas o aviso continua amarelo, com ondas que podem chegar aos 4,5 metros. As barras dos Portos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde estão fechadas a toda a navegação.