A União de Freguesias de Fornelo e Vairão, Vila do Conde, aprovou na última Assembleia a criação de um grupo de trabalho “para a avaliação e eventual elaboração de procedimentos para a desagregação da União de Freguesias”. A proposta, apresenta por Carlos Costa, do PSD, foi votada e aprovada por unanimidade.
A moção, publicada pelo PSD/Vila do Conde, indica que será feita uma “avaliação do cumprimento dos requisitos em ambas as freguesias para a sua desagregação” e, “sendo os requisitos verificados”, será feita uma auscultação à população “acerca da sua vontade em desagregar ou não as freguesias”.
Caso a população opte pela desagregação, será o grupo de trabalho a desenvolver o processo para tal, bem como o dossier “a ser entregue e aprovado em Assembleia de Freguesia, antes de remeter, conforme diz lei, para aprovação em Assembleia Municipal e da República”.
O PSD/Vila do Conde avança ainda que na União de Freguesias de Rio Mau e arcos foi apresentada “uma proposta idêntica”, pela social-democrata Maria Martins.