‘Unidos pelo Mundo’ foi o tema escolhido para o 26º Encontro pela Paz, que vai decorrer entre 11 de dezembro e 11 de janeiro, na Póvoa de Varzim.
A apresentação do programa, para este ano, teve lugar no Salão Nobre da Câmara da Póvoa, a 21 de novembro e realizou-se na presença de Mário Ferraz, que voluntariamente organiza este encontro, Luís Diamantino, vice-presidente da Câmara Municipal e Ricardo Silva, presidente da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai.
O arranque do programa, será a 11 de dezembro, pelas 10 horas, com a exposição ‘Unidos pelo Mundo’, no Museu Municipal, onde será possível ver os trabalhos de alunos das escolas do concelho da Póvoa de Varzim. Este momento conta ainda com a animação de Francisco Cruz – “Quim Zé, o menino da Paz”, assim como com a atuação da Orquestra de Sopros da Escola de Música da Póvoa de Varzim.
Depois, a 15 de dezembro, o Pavilhão Municipal volta a receber todos os que acompanham este encontro, e 9 academias de dança do concelho vão animar o dia. Haverá ainda um momento musical por João Fonseca e Eva Moreira, alunos da Escola de Música da Póvoa de Varzim. Todos são convidados a levar uma flor branca para a Cerimónia pela Paz, que vai também contar com uma largada de pombos, no exterior do Pavilhão Municipal.
O Encontro pela Paz tem o seu ponto alto, no dia 1 de janeiro, Dia Mundial da Paz, que como habitualmente, vai ser celebrado com o atirar de flores brancas ao mar, no Cais da Paz, junto ao edifício do INS / Salva Vidas, às 16 horas.
No dia 11 de janeiro, às 21h30, o Encontro pela Paz termina com o encerramento da exposição no Museu Municipal – onde, até esta data, pode deixar a sua mensagem na Árvore da Paz.