Urgência de Cirurgia e Medicina Interna do Hospital da Póvoa encerrada no fim de semana

1
4791

A Urgência Externa de Cirurgia Geral e Medicina Interna do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e Vila do Conde (CHPVVC) vai encerrar durante 48 horas neste fim de semana. O encerramento está marcado para entre as 8 horas da manhã de sábado (7) e as 8 horas da manhã de segunda-feira (9).

Em nota de imprensa, o CHPVVC informa que a Urgência Interna das duas especialidades se mantém em funções. As Urgências Externas de Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia e Ortopedia também se mantêm em “pleno funcionamento”.

O encerramento na urgência de Cirurgia Geral e Medicina Interna “deriva de dificuldades na constituição de equipas médicas”, segundo o CHPVVC.

Vários hospitais do país vão ter as urgências encerradas neste fim de semana. Em causa está a dificuldade em preencher escalas, dada a recusa dos médicos em fazer mais do que as 150 horas extraordinárias previstas na lei.

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou já ter falado com o bastonário da Ordem dos Médicos e disse saber “que ficou com a ideia de que havia caminhos para uma conversa”. “Espero que esses caminhos de conversa tenham sucesso”, referiu.

Entretanto, o ministro Manuel Pizarro convocou os sindicatos para reabrir as negociações, depois de reunir com o bastonário da Ordem dos Médicos.