Utilização de transportes públicos abaixo dos 15% na Póvoa de Varzim e Vila do Conde

0
1838
Foto: Gonçalo Villaverde/Global Imagens

Menos de 15% das deslocações pendulares dos poveiros e dos vilacondenses são feitas através dos transportes públicos. Apesar da “forte dinâmica interconcelhia”, o transporte público é utilizado em apenas 13% dos casos em Vila do Conde, e 12% na Póvoa de Varzim, avança a Lusa.

A agência consultou um documento de caracterização do sistema de transporte da Área Metropolitana do Porto, que indica que ambos os concelhos são o principal destino um do outro em deslocações diárias, como ir trabalhar ou para a escola e voltar para casa.

Das cerca de 46 mil viagens intermunicipais dos residentes em Vila do Conde, 26% são para a Póvoa. No sentido inverso, das 36 mil viagens pendulares da Póvoa de Varzim, 38% são para Vila do Conde.

No entanto, o transporte individual continua a ser rei. Em Vila do Conde, 66% das viagens são feitas por esse meio, seguindo-se as deslocações a pé (16%), o transporte público (13%) e o transporte coletivo da empresa ou escola (5%). Na Póvoa de Varzim, o transporte individual é a opção em 64% das viagens, e seguem-se as deslocações a pé (22%) e o transporte público (12%).

O documento surge no âmbito do concurso público para o transporte público rodoviário na região, lançado em janeiro de 2020, pelo que inclui dados dos Censos de 2011. Ambos os concelhos estão integrados no lote Norte Poente do concurso, que terá sido ganho pela Auto Viação do Minho, diz o JN. O concurso está em condições de ser adjudicado: para Vila do Conde, estão previstas 35 linhas de autocarro; para a Póvoa, 11.