Vacarias recebem visita de jovens e crianças nas férias de verão (fotos)

0
2613

Chega o Verão e os ATL´S, colónias de férias procuram oferecer atividades diversificadas que promovam o desenvolvimento e crescimento de todos os que participam nas suas iniciativas. Desde 2016 que o projeto “Leite é Vida” faz parcerias de forma a incluir visitas a vacarias e workshops de queijo fresco, iogurte, leite creme nas atividades de Verão das crianças e jovens. Este ano não foi diferente. Cada vez mais sentimos maior procura e mais abordagens porque as/os educadoras/es reconhecem a importância de proporcionar momentos de verdadeiro contacto com a natureza e com os meios de produção agrícola.

Numa altura em que a tecnologia ocupa grande parte do tempo dos mais novos é imperativo criar atividades diferentes e proporcionar um momento de convívio e aprendizagem de todos os participantes, dando-lhes a conhecer o que está por detrás do leite que encontram nas prateleiras dos supermercados.

Além de conhecerem a rotina das vacas, alimentação e cuidados que recebem, as crianças terão oportunidade de realizar alguns jogos para aprender de forma divertida o caminho do leite “do prado ao copo” e degustar lácteos.

Este ano a universidade júnior do Porto visitou a CASA PLAMES. Na semana do animal o Centro de atividades educativas JARRO DE LETRAS visitou a CASA PLÁCIDOS em S. Pedro de Rates.

Em Laúndos a SAG Alves da Costa LDA recebeu os amigos da Maria Clara para festejar o seu aniversário. A Maria Clara vive em Aver-o-Mar e decidiu celebrar o aniversário em Laúndos. Como queria proporcionar uma experiência diferente foi visitar uma vacaria para mostrar aos amigos de onde vem o leite. Tocar nos animais, ver as vacas a receberem massagens na escova, sentirem o ar fresco das ventoinhas, observar as vacas a deitarem-se na sua cama é sempre visto com muita admiração e curiosidade.

Paralelamente a estas atividades foram muitas as que se realizaram em Barcelos e Vila do Conde. O objetivo é aproximar as novas gerações e respetivos educadores do mundo rural, de forma a que sejam pessoas esclarecidas e informadas para que possam fazer escolhas conscientes.