Cada vez mais vacarias da região procuram sistemas fotovoltaicos

0
2667
Foto: Solvenag/Facebook

Nos últimos tempos, tendo havido um aumento da procura por sistemas fotovoltaicos e de energias renováveis junto dos produtores de leite e outros empresários do setor pecuário. É o que testemunha a empresa Solvenag, que tem feito várias destas instalações nos concelhos da Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Barcelos e Famalicão.

Ao jornal O MINHO, o administrador e sócio-gerente da empresa, Marco Silva, adiantou que este aumento da procura pode ser justificado por um certo “bullying ambiental”, por ser um setor alvo de críticas em relação às emissões de CO2, para “tentar contrapor essas questões ambientais”, mas também como medida de mitigação dos efeitos da crise energética.

De acordo com os mais recentes Anuários Regionais do Instituto Nacional de Estatística, divulgados em 2022 e referentes ao ano de 2021, cerca de 40% do total de leite recolhido em Portugal continental é proveniente dos concelhos de Barcelos, Famalicão, Esposende, Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

Em 2021, a Póvoa de Varzim recolheu 72.352 toneladas de leite (72.062 toneladas de leite de vaca e 290 toneladas de leite de cabra) e Vila do Conde recolheu 177.083 toneladas de leite (176.944 de vaca e 139 de cabra).