“Vacina é garantia de que vamos erradicar a pandemia”

0
1305

Na quinta-feira, o processo de vacinação arranca na região norte, incluindo Póvoa de Varzim e Vila do Conde, e vai abranger idosos com 80 ou mais anos e pessoas com mais de 50 anos com doenças associadas. Em Lisboa, essas vacinas começaram hoje a ser administradas.

Para assinalar o arranque, o primeiro-ministro, António Costa, e a ministra da Saúde, Marta Temido, estiveram num centro de saúde local.

“Este processo vai demorar”, afirmou Marta Temido. António Costa sublinhou que esta “nova fase é muito mais exigente”, mas acrescentou que “a vacina é a garantia de que vamos erradicar esta pandemia”.

O chefe de Governo avisou que ninguém “tem de correr para os serviços de saúde” para ser vacinado contra. Os elegíveis desta nova fase devem aguardar pelo contacto dos centros de saúde.

Para o primeiro-ministro “vão ser dois meses de trabalho exigente”, que funcionarão como um teste à fase seguinte: a vacinação da população geral. “Será muito mais complexo, que dependerá da quantidade de vacinas”, alertou.

Estão previstas serem vacinadas cerca de 900 mil pessoas a partir desta quarta-feira, estando 400 mil já administradas com a primeira toma, entre eles estão profissionais de saúde prioritários e residentes e profissionais de lares de idosos (exceto os com surtos ativos).

Foto arquivo