Vacinação contra a covid-19 “decorre com tranquilidade” a professores da Póvoa de Varzim e Vila do Conde (fotos)

0
2254

Cerca de 1100 professores e auxiliares do ensino pré-escolar e primeiro ciclo das escolas da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, começaram a ser vacinados este sábado contra a covid-19. A vacina administrada é da AstraZeneca, com a grande maioria dos inoculados a aceitarem a mesma. No entanto, alguns informaram da recusa da mesma.

O processo da toma da vacina, que envolve mais de trinta profissionais do agrupamento de centros de saúde dos dois concelhos, decorre nos centros de vacinação instalados no centro ocupacional de Aver-o-Mar, Póvoa de Varzim, e no pavilhão do parque de jogos, Vila do Conde.  

“Processo decorre com tranquilidade”

Para Elisa Meira, enfermeira e vogal do Conselho Clínico e de Saúde do ACeS de Póvoa de Varzim e Vila do Conde, garantiu que o processo de vacinação à comunidade escolar “está a decorrer com tranquilidade. Os professores e a comunidade educativa têm gradualmente cumprido o agendamento e estamos nós, profissionais de saúde, muito satisfeitos por estarmos a colaborar neste processo de promoção de saúde que é o nosso lema, promover e tratar da saúde das pessoas”.

Apesar de o processo estar preparado para vacinar as 1100 pessoas, a profissional de saúde admitiu a possibilidade de alguns não aparecerem para tomar a vacina, dado que a mesma é a AstraZenica. “Não temos um grande número de faltas. As pessoas que confirmaram estão a comparecer. Se alguém nos questiona, nós respondemos com informação clínica e é sempre livre ser vacinado ou não”.  

“Temos desperdício zero de vacinas”

No entanto, Elisa Meira garantiu que “se sobrarem vacinas, porque é natural que possa acontecer, nós vamos chamar pessoas que estão elegíveis de serem vacinadas, porque todas as doses serão sempre aproveitadas no dia deste sábado. Temos zero desperdício de vacinas”.

A enfermeira explicou que todo este procedimento de vacinação nos dois centros “é trabalhoso e complexo, porque é diferente do dia a dia, mas estamos preparados, como agradecemos todo o apoio logístico proporcionado pelas duas autarquias”.  

Fotos José Alberto Nogueira