Vacinas contra a pneumonia gratuitas para adultos de grupos de risco

0
547
Fotografia: José Alberto Nogueira

A vacina polissacárida pneumocócica de 23 serotipos (Pn23) é agora gratuita para maiores de 18 anos pertencentes a determinados grupos de risco clínico, algo que já acontecia com a vacina conjugada pneumocócica de 13 serotipos (Pn13).

Este alargamento da gratuitidade das vacinas está contemplado na atualização da Norma 011/2015 da Direção-Geral da Saúde, divulgada nesta segunda-feira.

Segundo a atualização, a vacina Pn23 passa também a ser recomendada para todos os adultos com mais de 65 anos – a comparticipação aumenta para 69%.

As pessoas dos grupos de risco e com mais de 65 anos têm, assim, direito a vacinação gratuita no SNS. Mas, se preferirem, podem tomar a vacina na farmácia, com comparticipação.

Quanto aos grupos de risco das vacinas contra a pneumonia, estes estão enumerados na norma e passam, agora, a incluir os candidatos a transplante, a partir do momento em que forem incluídos na lista de espera para esse procedimento, para além dos transplantados.

Também as pessoas com insuficiência respiratória crónica podem ser vacinados gratuitamente no SNS.

A Direção-Geral da Saúde relembra que “a Doença Invasiva Pneumocócica (DIP) pode provocar situações muito graves, com elevada probabilidade de complicações, sequelas e morte”.

O mesmo comunicado explica que “existem dois tipos de fatores que representam um risco acrescido para a DIP”: a idade (crianças no primeiro ano de vida e adultos com mais de 65 anos) e fatores de risco clínico. A vacinação gratuita de todos os jovens até aos 18 anos com fatores de risco clínico está prevista desde 2010.