Após a conjugação de resultados da 33ª jornada da II Liga, com vitórias do Varzim, em Faro (0-1), do Trofense por 2-1 contra a Académica, do Viseu por 2-1 na Madeira, do empate da Amadora a dois golos em Chaves e da derrota do Covilhã perante o Rio Ave (0-1), Varzim e Covilhã vão definir no próximo domingo, qual deles desce diretamente à Liga 3 e quem irá disputar o play-off de manutenção.
Assim, os desafios Varzim-Mafra e Estrela da Amadora-Covilhã da 34ª jornada, serão realizados à mesma hora, que será anunciado esta segunda-feira pela Liga Portugal. Ao Varzim só a vitória pode garantir a manutenção, mas terá que esperar que o Covilhã não ganhe na Amadora. Em caso de empate ou derrota, os varzinistas descem à Liga 3.
Por sua vez, na luta pela subida, o Rio Ave falta, com 67 pontos no 1º lugar, está a apenas um ponto de garantir o regresso à I Liga, e domingo recebe o Chaves, 3º classificado com 64 pontos, e que também irá lutar pela subida direta ou chegar ao lugar de play-off de subida.
Com os ouvidos em Vila do Conde vai estar o Casa Pia (2º com 65 pontos), que joga em Matosinhos, frente ao Leixões. Uma derrota do Chaves coloca o Casa Pia na I Liga. Se o Chaves empatar ou ganhar, os casapianos têm que fazer o mesmo que os flavienses para alcançarem um feito que será histórico.