O treinador do Varzim, Vítor Paneira, afirmou nesta sexta-feira, em conferência de antevisão relativa ao jogo contra o Canelas, que “têm sido dias agitados” no clube, mas que “o Varzim é uma grande instituição” que “nunca irá caminhar sozinho”.
“Temos que ser todos juntos a encarar estes últimos 4 jogos. É verdade que temos que pensar um de cada vez, mas são 4 finais que temos. Temos que as discutir e tentar chegar ao nosso objetivo, que é isso que nós pretendemos“, disse.
Também Edgar Pinho, presidente demissionário, assistiu ao treino desta manhã, tendo transmitido uma mensagem de esperança e confiança aos jogadores.
O jogo Canelas 2010 – Varzim está marcado para as 11 horas de sábado (6), no Estádio do CF Canelas 2010.
Leia o que foi dito por Vítor Paneira na conferência desta sexta-feira:
A calendarização da competição obriga a grandes paragens. Depois desta paragem, o Varzim está preparado para iniciar este ano de 2024?
As paragens têm sido longas nesta competição, que me parece que prejudicam claramente as equipas e os momentos também de algumas equipas. Mas nós, depois deste momento de férias, preparámos bem, estamos focados naquilo que são estes últimos 4 jogos. É importante a equipa estar estável, e está estável, está confiante, está segura. Temos que ser todos juntos a encarar estes últimos 4 jogos. É verdade que temos que pensar um de cada vez, mas são 4 finais que temos. Temos que as discutir e tentar chegar ao nosso objetivo, que é isso que nós pretendemos.
Este é um momento diferente e um momento difícil do clube, a vários níveis. Olhando para o treinador/plantel, que mensagem pode trazer? Como têm sido estes dias?
Têm sido dias agitados, mas é importante dizer isto: o Varzim é uma grande instituição. O Varzim não vai só, nunca, não irá caminhar mais esta jornada da sua grande história, de mais de 100 anos, sozinho. Nós estamos cá, nós vamos dar a cara pelo Varzim, nós não vamos abandonar nunca aquilo que são as nossas funções. Reestruturamos todos, demos as mãos todos, estamos todos a interagir no sentido de o clube seguir em frente, não se deixar abalar, não deixar com que a equipa não tenha o mesmo profissionalismo, a mesma dedicação. Todos nós temos feito um esforço extraordinário.
É isso que me faz gostar muito do Varzim, a forma como todos nos juntamos, todos os departamentos, e distribuímos tarefas. O clube continua a funcionar, vai funcionar organizado, vai funcionar com profissionalismo, mas é importante naturalmente estarmos todos juntos, e isso nós estamos. Precisamos de sentir também, e que este é mais um momento delicado na história do Varzim, e os adeptos nunca nos vão abandonar, porque não vão abandonar o Varzim, nunca abandonaram em circunstâncias muito piores, e nós vamos estar todos juntos.
Vai ser uma caminhada todos juntos, todos pelo Varzim, só isso interessa e acho que nesta altura estamos todos muito focados naquilo que é o Varzim, aquilo que é a nossa missão, aquilo que nós temos que fazer para ultrapassar mais este momento difícil, mas só todos juntos iremos conseguir. Nós estamos a fazer isso, não abandonamos o clube. Não vamos nunca deixar que o clube fique no vazio. Que mostre aquilo que é a grandeza, a dignidade que este clube tem que ter, a dignidade que nós temos que ter em representar este clube. É essa dignidade que eu quero para os meus jogadores para o jogo de amanhã.
Nós vamos dar uma resposta, estamos conscientes do momento, não fugimos às nossas responsabilidades, nem ninguém fugiu, não estou com isto a apontar nada. Estou a dizer que nós jogadores, nós treinadores, equipa técnica e toda a gente que trabalha nesta altura no Varzim, mostrou a cara, deu a cara para estarmos todos juntos. E é nesse sentido que nós vamos caminhar nestes últimos quatro jogos e vamos ter sucesso, de certeza absoluta, porque estamos todos focados naquilo que é nesta altura o Varzim e a necessidade do Varzim ter uma massa associativa, uma equipa junta, os adeptos juntos, os sócios juntos, a direção junta, toda a gente junta. E é nesse sentido que nós vamos caminhar de certeza absoluta. Vamos caminhar fortes.
Amanhã espera um jogo mais tático ou um jogo mais de raça e de luta, atendendo também aos factos que aconteceram recentemente?
Vai ser um jogo para discutir. Sabemos que o Canelas tem uma belíssima equipa, tem jogadores muito fortes fisicamente, mas isso é um jogo. Eles vão jogar futebol como nós. Vai ser um jogo em que a equipa vai jogar, vai ser inteligente também. Vamos naturalmente confiantes para este jogo, com certeza absoluta como estará do outro lado o canelas, mas com todo o respeito, é um jogo para nós tentarmos trazer os 3 pontos. Naturalmente que o Canelas vai pensar da mesma forma.
Vai ser um Varzim a entrar em campo com orgulho, com dignidade, disso podem ter a certeza, e a lutar pela Vitória. Nunca vai o Varzim entrar em campo sem esse tipo de atitude comigo.