Em antevisão ao jogo de sábado frente ao S. João de Ver, para o campeonato da série A da Liga 3, o treinador alvinegro Tiago Margarido admite que “será mais um jogo de dificuldade”, contra uma equipa que “nos impingiu a primeira derrota esta época”. No entanto, o técnico mostra-se confiante. “Vamos encarar este jogo com o máximo de respeito e seriedade, sabendo as dificuldades que temos pela frente, mas também sabendo de antemão que estaremos preparados para as ultrapassar”, disse.
Para o treinador, o adversário é “uma equipa muito forte fisicamente, que procura levar o jogo muito para o duelo”. Desde a alteração de treinador, no final de novembro do ano passado, “a filosofia da equipa tem mudado um pouco”, com um jogo “mais ligado, mais no chão”, mas “mesmo assim, se eles tiverem de levar para essa vertente [do duelo], serão competentes”.
Por isso, Tiago Margarido garante que o duelo foi muito trabalhado durante a semana. “Acreditamos que não vamos precisar de chegar a esse ponto, porque vamos conseguir por o nosso jogo em prática, assumindo as rédeas do jogo, e levarmos o jogo para a vertente que queremos, que é uma vertente mais de bola no chão, de circulação, de criação de oportunidades”, afirma.
Questionado sobre as diferentes atitudes que a equipa varzinista tem apresentado nas primeiras e nas segundas partes, o técnico admite que “temos estado melhor nas segundas partes”. Nesse sentido, foi feito um exercício para perceber “o que poderá estar a passar para isso acontecer”, e a conclusão é que “terá a ver com uma questão de atitude, na forma como estamos a encarar os inícios dos jogos”.
“Estamos a tentar mudar esse paradigma, estamos a criar uma mentalidade nos atletas para que entremos fortes e para matar logo os jogos na primeira parte, e é isso que vamos tentar já por em prática no próximo jogo”, frisa.
Sobre a vitória frente ao Montalegre, depois de duas derrotas consecutivas, Tiago Margarido refere que tal não influencia a semana de treino. “Nós temos um lema que nos segue desde o primeiro dia, que e ‘quando o passo é firme, ninguém treme’. O nosso passo é firme, portanto pode estar a desabar o mundo ao nosso lado, mas nós sabemos bem o caminho por onde queremos ir e qual o caminho que temos de percorrer para chegarmos aos objetivos a que nos propomos”, destacou.
“Como tal, obviamente que é sempre mais confortável trabalhar sobre vitórias, mas o nosso paradigma é sempre o mesmo. É trabalhar no limite, com o foco máximo”, afirma, “não é a vitória nem a derrota que nos vai abalar nem que nos vai desviar dos nossos objetivos”.
O jogo Varzim – S. João de Ver começa às 21h de sábado, 11 de fevereiro, no Estádio do Varzim Sport Club, para a jornada 18 da série A da Liga 3. O Varzim está em 3º lugar, com 31 pontos, e o S. João de Ver em 7º com 23 pontos.