Veleiro à deriva e sem leme após “interação com orcas” ao largo de Vila do Conde

0
310
Foto: Autoridade Marítima Nacional

A Estação Salva-vidas da Póvoa de Varzim entrou, na tarde de terça-feira, 23 de setembro, no mar, para auxiliar duas pessoas, que seguiam num veleiro, que ficou sem leme “após uma interação”, explica a Autoridade Marítima Nacional.

O veleiro, com bandeira francesa, ficou incapacitado de continuar viagem, a cerca de cinco quilómetros a oeste-noroeste do porto de Vila do Conde. O alerta foi recebido pelas 15h50, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa.

De imediato, os tripulantes da Estação Salva-vidas da Póvoa de Varzim chegaram ao local, onde verificaram, que apesar do sucedido, as duas pessoas a bordo do veleiro se encontravam bem. Devido aos danos causados no leme do veleiro, “a embarcação da Estação Salva-vidas efetuou o reboque para a Marina da Póvoa do Varzim, por forma a minimizar o risco para a segurança da navegação”, refere a entidade marítima.

Após uma vistoria, para que se possam salvaguardar as condições de navegação, o veleiro vai poder voltar a sair.