Confirmou-se o pior cenário para o veleiro de bandeira britânica que não resistiu ao fogo e afundou no mar a cerca de 4,5 milhas (cerca de 8 quilómetros) da costa da Póvoa de Varzim. A embarcação começou a arder pouco depois das 16h30 de sábado, conforme noticia divulgada pelo MAIS/Semanário durante a tarde.
Em comunicado, a Marinha Portuguesa confirmou que recebeu um alerta às 16h38 para socorrer a um incêndio a bordo de um veleiro com um único tripulante. A operação de resgaste da pessoa e do combate ao incêndio foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa com a Capitania da Póvoa de Varzim.
A Marinha explica que o resgaste do tripulante ocorreu por volta das 17h, e para o local foram enviadas as embarcações “Cego do Maio” da Estação Salva-vidas (ESV) da Póvoa de Varzim, a embarcação “SR-28” da ESV de Leixões e a lancha “Praia de Faro” da Polícia Marítima da Povoa de Varzim.
O tripulante foi posteriormente transportado, em segurança, para terra pela lancha da Polícia Marítima, enquanto as embarcações, “Cego do Maio” e a “SR-28”, permaneceram no local a combater o incêndio, no entanto o veleiro “Happy Wanderer” acabou por afundar, numa zona com 50 metros de profundidade.
Veleiro britânico arde ao largo da costa da Póvoa de Varzim (vídeo)