Verde e branco são as cores do bairro mais piscatório da cidade, o Bairro Sul (vídeo)

0
5921

“É um orgulho fazer parte do Bairro Sul porque é aquela que nos incutiu desde pequeninos, já nasce connosco, desde casa”, declara Miguel Marques, de 17 anos. Representar o bairro é “uma responsabilidade grande” que assume com “satisfação”, “por mostrar as cores e a vaidade”. Sara Moura, com 25 anos e integrante desde os dois anos, completa: “faço parte da rusga sénior há 10 anos e é a altura do ano em que eu sou mais feliz”.

Jasmim Correia, de 19 anos, faz parte da rusga há cerca de uma década. “O que me inspira mais nesta rusga é continuar a passar esta tradição aos jovens que querem fazer parte da rusga do Bairro Sul e continuar também a dar o devido valor à festa que é da nossa cidade”, diz. O sentimento é completado por Adriano Regufe, de 24 anos, membro há nove: “é um orgulho pertencer a esta família. Somos Póvoa, a dar continuidade às festas de S. Pedro. É um orgulho ser Bairro Sul. Viva o são Pedro e a Póvoa de Varzim”.

A Póvoa de Varzim tem seis bairros tradicionais, distintos nas localizações, nas cores e nos nomes. Porém, há uma paixão que os une: o amor às festas de S. Pedro. O bairrismo, passado de geração em geração, é também algo que não falta nem pode faltar – é o que testemunham os membros da Rusga da Póvoa, que reúne dois pares de cada bairro. Nesta série de vídeos, damos a conhecer os elementos da Rusga deste ano.