Vila do Conde comemora data histórica com iniciativas culturais

0
507
Cartaz: CMVC

Vila do Conde comemora, nesta quarta-feira, 26 de março, 1072 anos da assinatura da Carta de Venda das propriedades de Flâmula Pais ao Mosteiro de Guimarães, o documento mais antigo no qual consta o nome Vila de Comite. Para assinalar a data, a Câmara Municipal vai promover várias iniciativas.

As ações arrancam já esta quarta, às 15h30, com uma visita orientada ao Centro Histórico de Vila do Conde. O ponto de encontro é na Alfândega Régia, e a inscrição deve ser feita no portal online ‘Visit Vila do Conde’.

Mais tarde, às 18 horas, decorre no Salão Nobre dos Paços do Concelho a conferência ‘Memória do Convento de Santa Clara de Vila do Conde – Celebração do Rei D. Dinis’, pelo orador António do Carmo Reis. A sessão pretende salientar a ligação do Rei D. Dinis a Vila do Conde, nomeadamente à instituição religiosa de clarissas que o seu filho, D. Afonso Sanches, fundou no concelho. A entrada é livre.

Já à noite, pelas 21h30, será exibido no Teatro Municipal de Vila do Conde o documentário ‘António da Silva Leite’, dedicado a este compositor portuense. É o quarto episódio da série documental ‘Mestres e Sons Lusitanos’, da autoria de Mafalda Nejmeddine e realização de Fouad Nejmeddine. A entrada é livre, mediante reserva de bilhete no Teatro.

As iniciativas continuam a 29 de março, sábado, com uma nova visitada orientada ao Centro Histórico de Vila do Conde. Tal como para a visita de quarta-feira, o ponto de encontro é na Alfândega Régia, e a inscrição deve ser feita no mesmo portal online.

Às 15 horas, os mais jovens são convidados a participar no peddy paper ‘Vamos Explorar o Centro Histórico de Vila do Conde’, que começa junto ao Mosteiro de Santa Clara. As inscrições podem ser feitas no site da Câmara Municipal.

As celebrações do Dia de Vila do Conde terminam com um concerto de tributo a Carlos Paredes, no ano em que este guitarrista português faria 100 anos. Pelas 21h30, o guitarrista vilacondense Rafael Eusébio Campos irá subir ao palco do Auditório Municipal acompanhado por Carlos Costa, uma referência na viola do estilo de Coimbra. Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira online.

Para além destas iniciativas, a entrada nos Museus de Vila do Conde será gratuita entre 26 e 30 de março. Também o Serviço de Turismo se associa às comemorações, proporcionando aos visitantes da Loja Interativa e do posto de Turismo uma bebida de boas-vindas e a degustação de doçaria regional.