A geminação entre a cidade de Vila do Conde e a cidade galega de Ferrol faz, neste sábado (22), 50 anos. Para celebrar o aniversário, a Câmara Municipal vilacondense vai promover um conjunto de atividades, que arrancam às 10 horas, com uma receção nos Paços do Concelho.
Segue-se, uma hora mais tarde, a Sessão Solene no Teatro Municipal, com a presença do presidente da Câmara de Vila do Conde, Vítor Costa, e do alcade de Ferrol, José Manuel Rey Varela.
A ocasião será também marcada pela inauguração da Rua Real Coro Toxos e Froles, localizada ao sul da Capela da Nossa Senhora do Desterro, uma homenagem simbólica aos laços culturais que unem as duas cidades.
Durante a tarde, as comemorações continuam com a abertura da Feira Nacional do Artesanato, às 15 horas. Esta edição da Feira vai contar com um espaço dedicado ao Ferrol. EM seguida, a atuação do Real Coro Toxos e Froles, do Ferrol, às 17 horas.
O dia termina com a atuação do Rancho da Praça – Rendilheiras de Vila do Conde, às 21h30.
Para Vítor Costa, presidente da autarquia, “esta oportunidade de estreitar laços e trocar ideias e experiências tem sido fundamental para o desenvolvimento de projetos que abordam questões de interesse comum”. “O empenho de todos os envolvidos tem contribuído significativamente para o crescimento de nossas comunidades, ao longo desses 50 anos de geminação”, refere.