Vila do Conde lança plano estratégico para “corresponder aos desafios da década”

0
557

Foi apresentado ontem pelo executivo municipal vila-condense o Plano Estratégico Municipal 2030, elaborado após auscultação à população através de inquérito. Já agora, dos 38 mil inquéritos enviados, apenas 1618 forma respondidos, ou seja, 4.3%.

“Este Plano Estratégico é, sem dúvida, um documento que congrega as necessidades e visões dos diferentes agentes económicos, representando um instrumento fundamental para corresponder aos desafios subjacentes a esta nova década”, referiu a presidente da Câmara, Elisa Ferraz.

“Com as pessoas como centro da prioridade estratégica, o Plano passa, sempre, por privilegiar a prestação de um serviço público de elevada qualidade, garantindo princípios como a qualidade de vida, a segurança e a promoção do desenvolvimento dos cidadãos”, é acrescentado em comunicado da autarquia. Também dá enfâse á “prosperidade económica e cultural”, bem como ao acompanhamento das tendências globais da digitalização e sustentabilidade.

De uma forma globl, o plano aponta 5 pilares estratégicos: Centrado nas Pessoas e no “Desenvolvimento do Concelho para as Pessoas”, a que se agregam outros 4 pilares: Incrementar/ otimizar a capacidade das infraestruturas; Potenciar a singularidade do património, da cultura e do turismo; Fomentar a dinâmica económica e a Promoção um futuro verde e sustentável.

Elisa Ferraz explicou ainda que o pano “raça as linhas de intervenção decorrentes do diagnóstico, em linha com as principais macrotendências e políticas públicas, nomeadamente no que respeita ao pano de recuperação e resiliência e à Estratégia Portugal 2030”, concluiu.

Além da população, contribuíram para o documento responsáveis políticos e técnicos, munícipes, empresas e associações.

Foto CMVC