Vila do Conde recebe Mostra Nacional de Jovens Criadores

0
1950

Entre os dias 27 e 29 de outubro, vão estar em exposição, no Centro Municipal de Juventude e na Pousada de Juventude de Vila do Conde, as obras que fazem parte da Mostra Nacional de Jovens Criadores.

Ao longo dos três dias, os dois espaços acolhem as obras selecionadas nas categorias de Arte Digital, Arte Têxtil, Cruzamento Disciplinar – obras com mais do que uma dimensão artística –, Escultura, Fotografia, Ilustração e Pintura. Para as áreas de Cinema, Dança, Gastronomia, Humor, Literatura, Moda, Música e Teatro haverá momentos específicos de apresentação, no Teatro Municipal e no Pátio Café, também em Vila do Conde, onde os artistas irão mostrar os seus trabalhos.

A iniciativa é promovida pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude e vai contar com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, que no dia 29 de outubro, às 17h00 estará na visita guiada à exposição. Mais tarde, às 18h00, o secretário de Estado procederá à abertura da gala de entrega de prémios, no Teatro Municipal de Vila do Conde.

Os galardoados irão receber um prémio no valor de 1.000 euros e terão direito, ainda, a uma entrevista individual para o Gerador, 50% de desconto nos cursos e workshops da Academia Gerador, um ano de Cartão Jovem, ações de visibilidade e a um programa de capacitação e de experiências profissionais.

“Este ano, em Vila do Conde, apresentamos as criações dos mais de 120 jovens artistas selecionados. Para além de mostras performáticas, o público poderá visitar uma exposição que é um espelho das inquietações deste conjunto de jovens. Começamos por abordar as reflexões e questionamentos do íntimo, para pensar depois o que é existir em comunidade e quais as responsabilidades na construção de um espaço comum. Terminamos com provocações finais, com obras que parecem questionar sentidos”, afirmou Tiago Sigorelho, Presidente do Gerador. Para além da visita à exposição, este ano haverá uma ação de networking.

O projeto que é organizado pela Gerador, plataforma portuguesa independente de jornalismo, cultura e educação, numa parceria com a Câmara Municipal de Vila do Conde tem entrada livre.