Vila do Conde tem pontuação máxima no indicador de água segura

0
633

A água distribuída pela INDAQUA Vila do Conde é 100% segura, diz o regulador do setor (ERSAR). O concelho é, assim, um de 34 onde o valor máximo foi atingido.

A informação é avançada pela própria distribuidora, que diz que o relatório ‘Controlo da qualidade de água para consumo humano’, relativo a 2020, nota uma “melhoria a nível nacional da qualidade da água da rede pública”.

Ao atingir a nota máxima no indicador de água segura, Vila do Conde posiciona-se acima da média nacional (98,85%) e distrital (98,40%, “considerando todas as entidades gestoras do distrito do Porto”).

No entanto, de acordo com um inquérito realizado pela INDAQUA entre março e abril deste ano, “apenas 32% dos clientes admitem consumir água da rede” – o que, avança a distribuidora, “acarreta graves riscos para a saúde pública”.

Esta afirmação surge após o estudo da INDAQUA ‘Qualidade da água das captações particulares’, que “mostrou que 70% dos 40 poços e furos analisados, ainda em 2020, não cumpriam os padrões mínimos que garantem a segurança e a qualidade da água usada para consumo humano”.

O diretor-geral da INDAQUA Vila do Conde, Alexandre Leal, afirma que “é pela importância que o consumo de água da rede tem para a saúde pública que reforçamos, de forma contínua e nas nossas ações de educação ambiental, o quão fundamental é a não utilização, para consumo humano, de água de furos e poços particulares”.

“Os resultados apresentados pelo regulador comprovam a segurança da água da torneira e advêm da adoção de medidas preventivas rigorosas de controlo dos processos envolvidos na distribuição da água, que continuaremos a implementar”, acrescenta.