Vítor Costa, presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, acusou, na quinta-feira, o movimento independente NAU de divulgar “uma informação absolutamente falsa e caluniosa” com o objetivo de “manchar a minha credibilidade e do executivo municipal”.
Em declarações aos jornalistas, Vítor Costa explicou que “o que está o movimento NAU a querer dizer é que houve favorecimentos em alterações ilegais da classificação de terrenos no âmbito da revisão que está em curso do PDM. O PDM nem sequer está revisto” e foi ainda dito pela oposição que foi feito “em decisões, dizem tomadas à margem da lei”. O autarca garante que “nada disso é verdade, é absolutamente falso. O que foi feito, e o que sempre faremos é cumprir rigorosamente a lei e a legislação em vigor”.
Este processo, recorde-se já tinha sido abordado pelos vereadores do NAU, em reunião de Câmara e agora está descrito na página oficial do movimento no Facebook. Sobre “esse processo de que falam e a que se referem, não alterou qualquer, mas mesmo qualquer área protegida nem beneficiam interesses privados”, contou Vítor Costa que declarou que “pelo contrário, seguiu todos os trâmites legais tendo a validação de todas as entidades competentes”. O autarca sublinhou ainda que “não houve nem poderia haver decisões por parte do presidente da Câmara, pois não tenho competência para tal. Todos esses dados se tivessem existidos que não existiram, seriam evidentemente nulos por falta de competência do presidente da Câmara”.
Vítor Costa confessou que “esta tem sido uma estratégia recorrente de quem não aceitou os resultados eleitorais e insistem em criar suspeições e lançar dúvidas sobre o trabalho que é feito”. Entretanto, o presidente da Câmara anunciou que na reunião de Câmara, realizada ontem, iria tomar “algumas medidas, naturalmente defendendo o nome do presidente Câmara, que é um órgão, dos vereadores e de todos técnicos municipais”. Vítor Costa terminou “respeitamos a crítica e o debate democrático, mas não podemos de forma nenhuma aceitar que se confunda liberdade de expressão com difamação”.