Rui Costa, ciclista natural da freguesia poveira de Aguçadoura, vai voltar a participar na Volta a França. Esta será a 12ª participação do ciclista na prova, na qual não participava desde 2021.
A competição arranca já amanhã (1 de julho) em Bilbau, na Espanha. Estão inscritos 176 ciclistas – a representar Portugal, para além de Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) estarão também os atletas Nelson Oliveira e Ruben Guerreiro (Movistar).
Em declarações enviadas à agência Lusa, o poveiro apontou como aspirações para esta edição o “lutar por uma etapa e quem sabe poder ganhar. Não é fácil. Todos os que aqui estão querem ganhar. Vamos dar o nosso melhor, o objetivo tanto meu como da equipa é, no fundo, poder levar uma vitória de etapa. Seria o maior objetivo e, depois, também temos o objetivo que é o Louis Meintjes tentar novamente o ‘top 10′”.
O antigo campeão mundial de fundo (2013) admitiu que “talvez não chegue no auge da condição”, apesar de ter feito a preparação, “porque as coisas na Volta à Suíça não correram da melhor forma” – lembre-se que a sua equipa abandonou a prova precocemente, devido à morte do ciclista Gino Mäder, de 26 anos.
Mesmo assim, garante que “irei dar o meu melhor, como é óbvio. E o Tour também são três semanas, tenho tempo de sobra para poder buscar ritmo competitivo”. As primeiras etapas serão competitivas, mas mesmo assim Rui Costa prevê uma primeira semana “com vários dias de oportunidade”.
A 110ª Volta a França termina a 23 de julho em Paris.