Cinco dezenas de voluntários da Bolsa Concelhia de Voluntariado foram reconhecidos pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim numa cerimónia realizada na quinta-feira (5), Dia Internacional do Voluntariado.
Na sessão, foram reconhecidos 50 voluntários e 21 entidades do concelho, tendo sido também distinguida a voluntária com mais horas de voluntariado em 2024 (Palmira Machado Rodrigues, com 365 horas de voluntariado).
“Hoje celebramos não apenas a generosidade de quem doa o seu tempo, energia e coração ao próximo, mas também a força que o voluntariado representa na construção de uma sociedade mais justa e solidária”, afirmou Andrea Silva, vereadora da Coesão Social da autarquia poveira.
Segundo a vereadora, “o voluntariado promove valores essenciais como a empatia, a responsabilidade e o compromisso”, despertando “o sentido de pertença e a certeza de que, juntos, somos capazes de mudar o mundo à nossa volta”.
Sérgio Almeida, orador convidado para a sessão e autor do livro ‘Lemon – Uma viagem para a felicidade’, realçou a importância de introduzir o voluntariado aos mais novos, porque “hoje, mais do que nunca, o papel dos voluntários é fundamental”.
Conheça a quem foram entregues as distinções: “Prémio Dedicação 2024: voluntário que realizou mais horas – foi atribuído a Palmira Machado Rodrigues, com 365 horas de voluntariado realizadas no âmbito dos projetos de voluntariado: Projeto Cuidar + da SCMPVZ; Recolha de Alimentos para o Banco Alimentar e Jogos tradicionais Poveiros. “Prémio Voluntário 2024”: voluntário mais antigo, por distinguir, na Bolsa de Voluntariado – foi atribuído a Carla Sofia Pereira de Carvalho. “Prémio Voluntariado2024”: Entidade ou projeto que mais se destacou ao nível do voluntariado no ano 2024 na Póvoa de Varzim – foi atribuído a 4 entidades do concelho pelo trabalho que realizaram no âmbito do voluntariado ao longo deste ano:
Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim, entidade parceira da Bolsa Concelhia de Voluntariado desde abril de 2024,que promove o projeto de voluntariado, Cuidar +. Este projeto de voluntariado tem como objetivo apoiar os profissionais e os utentes da entidade em várias atividades do seu dia-a-dia. Lions Clube da Póvoa, entidade que coopera com a Bolsa Concelhia de Voluntariado, desde 2022, com a missão de impulsionar voluntários e parceiros para melhorar a saúde e o bem-estar, fortalecer as comunidades e apoiar os necessitados por meio de serviços humanitários e subsídios que impactam vidas em todo o mundo e promover a paz e a compreensão internacional. Grupo Recreativo Regufe,entidade parceira da Bolsa Concelhia de Voluntariado, desde 2016,é uma Associação Juvenil inscrita no RENAJ e IPDJ e membro do conselho consultivo da FAJDP, realiza e participa em formações de Erasmus nacionais e internacionais. UDPV Póvoa de Varzim da LPCC. A Liga Portuguesa Contra o Cancro trouxe à Póvoa de Varzim o projeto Um Dia Pela Vida, que significa o momento de celebrar os vencedores, recordar os que já partiram e apoiar aqueles que estão na luta contra o cancro. A Póvoa de Varzim acolheu este projeto com um grupo de voluntários bastante dinâmico e mobilizador de uma causa que é de todos.