Votação para projeto vencedor do OPJ abre sábado

0
204

Os três projetos finalistas do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) 2025 já são conhecidos: Pequenos Explorados; Digital Studio & Gaming e Sementes do Futuro. A fase seguinte passa pela sessão pública, a 24 de maio, na Casa da Juventude, onde cada grupo dará a conhecer melhor o seu projeto.

Depois poderá fazer o registo e o voto, no projeto favorito, a votação começa no dia 28 e vai até ao dia 30 de maio. No dia seguinte, dia 31 de maio serão divulgados os resultados, na Casa da Juventude.

O projeto “Pequenos Exploradores”, foi pensado pela Márcia Carreira e passa pela criação de um espaço na Escola de Aldeia, em Aguçadoura, onde as crianças possam brincar, aprender e crescer de forma saudável. Com a criação deste parque infantil, a autora quer que todos os alunos do pré-escolar ao 4º ano e até o centro de apoio à aprendizagem possam conviver juntos, num espaço seguro, para a diversão, o movimento, a socialização e o desenvolvimento.

“Digital Studio & Gaming” é o projeto desenvolvido por Fátima Araújo, Beatriz Fernandes, Bruna Cerqueira e Rui Pessanha e que passa pela instalação, na Sede do Regufe, de um estúdio audiovisual e gaming, que se destina a identificar e desenvolver locais em diversas modalidades de e-sports. Ao mesmo tempo, vai disponibilizar à comunidade um espaço para se desenvolverem protótipos audiovisuais. Nesse local haverá também a realização de eventos que beneficiem a comunidade, com a aquisição de 50 jogos de tabuleiro que vão ficar na nova ludoteca.

“Sementes do Futuro” é o projeto que tem como objetivo a criação de novas infraestruturas, na Casa Agrícola Campo Verde. Para tal, a ideia passa por a instalação de um espaço desportivo, um auditório multifunções e a requalificação da sala de tertúlias, assim como, do espaço de convívio. Tudo isto, vai gerar mais prática desportiva, mais criatividade e diálogo, o que resultará numa comunidade mais coesa. Os mentores do “Sementes do Futuro” são Omar Ribeiro Ysmell Cunha, Pedro Moreira e Pedro Tavares.

Esta iniciativa promovida pelo pelouro da Juventude da Câmara da Póvoa, pretende desafiar e valorizar as ideias dos jovens poveiros nas mais diversas áreas de intervenção.