62 casos positivos à Covid-19 no Centro à Reabilitação de Touguinha e instituição faz cerca sanitária

0
10647

A Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde informou em comunicado, ao início da noite desta sexta-feira, que 79 pessoas, do Centro de Apoio à Reabilitação de Pessoas com Deficiência de Touguinha (CARPD), foram sujeitas a testes da Covid-19, com 62 a terem resultado positivo, na sua maioria assintomáticos e que se encontram “bem”. Os restantes 17 tiveram resultado negativo.

Na nota difundida pela instituição, explica que um utente deu entrada a 31 de março no Hospital Pedro Hispano com suspeita de AVC e que no dia 2 de abril foi diagnosticado com o coronavírus.

Com esta situação, a instituição vila-condense realizou “testes por amostragem” e reforçou o plano de contingência em todo o equipamento “para se aperceber do que poderia estar a acontecer face à inexistência de sintomas”, explica a Misericórdia de Vila do Conde.

Face aos resultados de 62 casos positivos e “encontrando-se na sua grande maioria assintomáticos”, a instituição “voltou a reforçar as medidas de contingência, tendo já circunscrito e limitado áreas e separado utentes positivos de negativos para a doença COVID-19”.

Internamente “foi reforçada a equipa de saúde interna com enfermeiros e médicos em permanência a cobrir as várias áreas, entre elas a cerca sanitária e a área designada de limpa, de forma a monitorizar de forma apertada e vigilante sintomas”, assegurando que estão criadas “áreas totalmente distintas de circulação de profissionais e de utentes, assim como criadas zonas para descontaminação de profissionais de forma a garantir a segurança e saúde dos profissionais”.

A Misericórdia de Vila do Conde aguarda ainda por “testes e resultados dos restantes utentes e colaboradores que estiveram ao serviço neste período”.