Portugal está cada vez mais perto da fase três do desconfinamento. Segundo o relatório semanal de vacinação contra a Covid-19, publicado pela Direção-Geral da Saúde, já 80% da população portuguesa tem o esquema vacinal completo, ou seja, mais de 8,2 milhões de pessoas. Com pelo menos uma dose da vacina, está 85% da população – mais de 8,8 milhões.
O Norte volta a ocupar a posição de região com maior cobertura vacinal e com um ritmo de vacinação mais acelerado. Aqui, 82% das pessoas têm a vacinação completa, e 88% já tomou pelo menos uma dose. Na última semana, foram administradas na zona Norte 151 134 vacinas, num total de 5 468 516 doses desde o início da vacinação contra a Covid-19.
Quanto aos dados da vacinação por faixa etária, há um destaque – 100% da população portuguesa com idade superior a 65 anos tem o esquema vacinal completo. De notar ainda que, em todos os grupos etários, mais de 80% da população tem já pelo menos uma dose.
No grupo dos 50 aos 64 anos, 99% tem pelo menos uma dose da vacina e 97% tem a vacinação completa; entre os 25 e os 49 anos, 93% tem pelo menos uma dose e 88% tem a vacinação completa; na faixa etária dos 18 aos 24 anos, 88% tem pelo menos uma dose e 74% tem a vacinação completa.
Relativamente aos jovens menores, dos 12 aos 17 anos, 84% tem pelo menos uma dose e 52% tem já o esquema vacinal completo.
Próxima fase do desconfinamento aproxima-se
A fase três do desconfinamento, atingida quando 85% da população portuguesa tiver a vacinação completa, está prevista para o próximo mês. Nessa altura, será levantado o limite máximo de pessoas por grupo em restaurantes, cafés e pastelarias, seja no interior do estabelecimento seja nas esplanadas, bem como os limites de lotação nos estabelecimentos e espetáculos culturais.
Também os eventos como casamentos e batizados deixam de ter limites de lotação.
Os bares e discotecas poderão reabrir atividade habitual, com uma condição: é necessário apresentar o Certificado Digital Covid ou um teste com resultado negativo.