Sobre as festas populares dos próximos dias e semanas, Graça Freitas, diretora-geral da Saúde disse esta quinta-feira que pode haver mini-arraiais em restaurantes, desde que não “hajam ajuntamentos”.
A diretora-geral explicou que “os restaurantes podem ter esplanadas com música e sardinhas durante os Santos Populares, desde que todas as regras sejam cumpridas em tempo de pandemia de Covid-19”, e acrescentou que “será um arraial diferente do arraial do ano passado”.
“Nada impede que haja uma esplanada, que essa esplanada tenha música, que essa música seja acompanhada de um grelhador e umas belas sardinhas, desde que se cumpram as regras de distanciamento”, afirmou Graça Freitas.
Cumprir regras
“É uma nova normalidade. As coisas podem fazer-se, mas com regras. Cabe a cada um de nós cumprir essas regras e nós observamos no nosso dia-a-dia que há realidades diferentes. Há esplanadas ótimas que estão com muitas pessoas, em que tudo está ordenado, tudo está cumprido e o risco é mínimo e, depois, há outras situações em que as pessoas se juntam demasiado”, disse a diretora-geral da Saúde.
A responsável apelou que os portugueses em altura de Santos Populares e de férias façam a prevenção, porque “nas esplanadas, nos ajuntamentos de pessoas, ou em situações de convívio, muitas vezes estamos a conviver com perfeitos desconhecidos”.
O Santo António celebra-se no próximo sábado, o S. João a 24 de junho e o S. Pedro a 29 deste mês. Manda a tradição que na noite anterior a festa popular em honra do santo é saudada de forma entusiasta pela população, que este ano, devido à Covid-19, terá que cumprir as regras da Direção Geral de Saúde.
Quanto ao S. Pedro na Póvoa de Varzim, na próxima semana, a Câmara da Póvoa vai reunir com os 6 Bairros para determinar o que será possível fazer nos dias 28 e 29. Leia aqui a noticia: https://maissemanario.pt/camara-reune-com-bairros-para-decidir-como-festejar-o-s-pedro/