Aires Pereira condecorado pelo Chefe de Estado Maior das Forças Armadas

0
2588

A medalha da Cruz de São Jorge – 1ª classe, medalha privativa do Estado Maior General, foi atribuída a Aires Pereira, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, pelo almirante Silva Ribeiro, Chefe de Estado Maior das Forças Armadas, numa sessão que decorreu na tarde desta sexta-feira, no salão nobre dos Paços do Concelho.

A condecoração ao edil poveiro vem “no quadro daquilo que é a excelente relação entre as forças armadas e a Póvoa de Varzim”, disse o Chefe de Estado das Forças Armadas, que sublinhou a forma como em “2017 celebramos de uma forma extraordinária e invulgar o Dia da Marinha e os 700 anos da Marinha e da sua constituição formal aqui na fronteira entre Póvoa de Varzim e Vila do Conde”.

Silva Ribeiro justificou que a entrega da medalha se deve à “excelente relação da Póvoa com as forças armadas, que é antiga, desde a criação do instituto de socorros a náufragos e depois quando o exercito instituiu aqui o quartel que perdura até aos dias de hoje e que forma militares em várias áreas de especialidade. É uma relação mais que centenária e que tem um grande benefício para as forças armadas”.

O militar, que em 2018 recebeu do município o reconhecimento de Cidadão Poveiro, acrescentou também que a Póvoa de Varzim é “uma comunidade que nos acarinha e nos recebe e no quadro desta cooperação tem sido muito intensificada no período da vigência no mandato do Sr. Engenheiro como presidente de câmara, com a divulgação dos programas das forças armadas e a aproximação aos jovens, e não podíamos deixar de reconhecer o trabalho que o senhor presidente fez, e na sua pessoa as forças armadas estão muito reconhecidas aos poveiros pelo que fazem pelas forças armadas”.

“Distinção à Póvoa de Varzim e aos poveiros”

O autarca agradeceu a distinção na “relação da Póvoa de Varzim com mais de um século com as forças armadas e da forma como temos interagido e que tem sido uma relação que resulta em favor dos poveiros e da Póvoa, desde o exército à marinha portuguesa, e neste caso sob o ponto de vista da relação com a segurança”. Aires Pereira, acrescentou que desde “o maior evento do último século, com o Dia da Marinha a realizar-se na Póvoa, desde aí temos estabelecido parcerias sempre com o objetivo de servir o próximo e no âmbito da segurança”.

O condecorado explicou que “não estou habituado a ser homenageado, mas sim em distinguir e é uma enorme honra receber este reconhecimento do Chefe de Estado das Forças Armadas, que é uma distinção à Póvoa de Varzim e aos poveiros e o meu compromisso enquanto estiver aqui é total”.

À sessão assistiram militares dos vários ramos das forças armadas, deputados poveiros que exercem funções na Assembleia da República, todo o executivo municipal, que inclui vereadores do PSD e PS, presidente da Assembleia Municipal da Póvoa, presidentes de junta e representantes, Macedo Vieira, anterior presidente de Câmara e vários funcionários da autarquia que trabalham diretamente com Aires Pereira, além da mulher e filha do autarca.

Foto CMPV