Póvoa de Varzim em projeto transfronteiriço de coesão social

0
839

Teve lugar na quarta-feira a reunião preparatória do lançamento do projeto do «Mapa de Coesão do Eixo Atlântico», onde esteve presente a vereadora da Coesão Social da Câmara da Póvoa, Andrea Silva.

A autarquia explica em comunicado que o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular é uma associação transfronteiriça que se dedica a apoiar iniciativas de cooperação regional, com base na promoção de um trabalho em rede entre mais de 35 cidades de Portugal e Espanha. A Póvoa de Varzim, enquanto um dos membros do Eixo Atlântico, participa em projetos promovidos pela associação com vista a contribuir para o desenvolvimento e coesão socioeconómica local.

“Num momento em que se percebe, cada vez mais, que a resolução de problemas macro pode ser mais eficiente quando assumida a uma escala micro, a participação neste tipo de fóruns é uma oportunidade muito interessante para a partilha de boas práticas e experiências entre cidades de Estados-membros da União Europeia. Aliás, cada rede de cidades constitui em si mesma uma reprodução do projeto europeu, conferindo-lhe uma dimensão humana mais real e próxima de todos os cidadãos”, lê-se na nota da edilidade.

A reunião por videoconferência foi conduzida pelo Secretário-Geral do Eixo Atlântico, Xoán Vázquez Mao, que ressaltou a necessidade de se proceder à criação de um Grupo de Trabalho responsável pelo desenvolvimento de um mapa de coesão do sistema urbano de todo o Eixo Atlântico. Assim que finalizado, este mapa permitirá analisar comparativamente todas as variantes do panorama social das zonas urbanas abrangidas.

Este projeto, que contará com o envolvimento ativo do município da Póvoa, trata-se de uma “experiência totalmente inovadora a nível europeu, pois é a primeira vez que se reúne num único mapa um estudo pormenorizado da realidade de coesão social de várias cidades”.

Foto CMPV