Ministério do Mar avança com dragagem da barra de Póvoa de Varzim e Vila do Conde

0
824

O Ministério do Mar vai avançar com a empreitada de dragagem da barra de Póvoa de Varzim e Vila do Conde, num investimento de 1,46 milhões de euros.

Em comunicado esta quarta-feira do gabinete do secretário de estado das pescas, é explicado que as chuvas ocorridas no norte do país durante o verão deixaram a estrutura em mau estado.

“Os vários episódios de elevada precipitação provocaram cheias intensas nas várias linhas de água, com o consequente arraste de sendimentos, que se depositaram na parte terminal dos rios e estuários portuários da Póvoa do Varzim e Vila do Conde. Para fazer face aos condicionamentos na utilização destes portos, com o aumento do risco para pessoas e embarcações, o Ministério vai avançar com a empreitada de dragagem nas barras da Póvoa de Varzim e Vila do Conde”, informam.

O governo lembra que tinha já previsto, de acordo com o proposto no Plano Plurianual de Dragagens, executar dragagens de manutenção nestes portos nos próximos 12 meses.

Agora, dado ao “caráter de urgência” desta intervenção, será adotado um procedimento por consulta prévia por motivos de “urgência imperiosa” em proceder aos trabalhos de dragagem, permitindo assim “repor a segurança” da navegação.

O investimento a realizar ascende a um montante de 1.46 milhões de euros, tendo a abertura do procedimento concursal sido autorizada a 25 de agosto.