O município de Vila do Conde, através de uma parceria firmada com a Associação Dignitude, aderiu ao programa Vacinação SNS Local, possibilitanddo a administração gratuita da vacina da gripe nas farmácias, às pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, criando “mais uma resposta de emergência em tempos de pandemia que permite mitigar a incidência da gripe sazonal”, informa a Câmara.
Com esta resposta, a autarquia pretende “proteger a população idosa”, e incentivar esta faixa da população a aderir globalmente à vacinação contra a gripe.
A Câmara comparticipa o custo da administração da vacina nas farmácias às pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, uma medida que permitirá descongestionar os Centros de Saúde instalados no concelho.
A Associação Dignitude é responsável pelo desenvolvimento, operacionalização e gestão do Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento, com quem o município, desde 2018, estabeleceu um protocolo, que permite “a gratuitidade de medicamentos a famílias em situação de precariedade económica, tendo já abrangido 250 pessoas apoiadas no nosso oncelho”.