Escola Rocha Peixoto mantém projetos europeus apesar da pandemia

0
1331

Apesar de todos os constrangimentos resultantes da situação de pandemia, a Escola Secundária de Rocha Peixoto continua ligada à Europa, tendo ativos um conjunto de projetos Erasmus+ como nunca teve.

Neste momento os seus professores e alunos estão envolvidos em oito parcerias estratégicas com os mais diversos países, ligados a temas como a utilização das novas tecnologias no âmbito da Física, a importância de diferentes tipos de códigos no desenvolvimento das tecnologias e do pensamento humano, a correta utilização de novas tecnologias em contexto de sala de aula, a defesa do ambiente e da sustentabilidade, a utilização de novos métodos de ensino, a defesa dos direitos sociais e dos direitos humanos e a preparação dos jovens para o mercado de trabalho. Estes projetos abrangem tanto alunos do 3º ciclo, como alunos dos cursos Científico-Humanísticos e dos cursos Profissionais.

A ESRP está ainda envolvida em dois projetos de mobilidade envolvendo num caso professores do curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde em atividades de “Job Shadowing” e no outro caso alunos do curso profissional de Receção Hoteleira, que prevê a realização de parte da formação em contexto de trabalho numa estância de inverno na Bulgária.

Apesar do cancelamento de todos os tipos de mobilidades que permitiria uma maior interação entre professores e alunos de diferentes países, os parceiros têm procurado desenvolver algumas atividades compatíveis com a situação atual, comunicando com os meios disponíveis através de plataformas como o Zoom e o Teams. Ficarão para mais tarde todas as atividades de contacto entre os diferentes parceiros, pois a duração de todos os projetos será prolongada por mais um ano letivo do que o previsto, de acordo com orientações da Agência Europeia Erasmus+.