Goldenergy, referência em atendimento e serviço ao consumidor

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O ano de 2020 teve grande importância para as empresas de eletricidade e gás natural em Portugal: são atualmente 6.3 milhões de clientes de eletricidade e 1.5 milhões de gás natural em todo o país.

Segundo os dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), o mercado livre de eletricidade alcançou em novembro de 2020 o acumulado de 5.33 milhões de clientes, e o de gás natural, à volta dos 1,28 milhões de clientes.

Isto representa em eletricidade um acréscimo de 0,04% face ao mês anterior e de 1,9% em relação ao mesmo período de 2019. Em gás o aumento doi de 0,3% face ao mês anterior e de 2,5% em relação ao período homólogo de 2019.

Neste sentido, e contrariamente à maioria das empresas de eletricidade, a nível da quota de mercado, para a Goldenergy o cenário foi positivo.

A sua quota de mercado em eletricidade por número de clientes era de 1.9% em novembro de 2019, sendo que em novembro de 2020, alcançou os 2.7%. Este crescimento também foi notório em gás natural, quando em novembro de 2019 tinha 11.5%, sendo que no mesmo período de 2020 alcançou os 11.7%.

Ou seja, esta empresa de eletricidade beneficiou-se de um aumento na quota de mercado de 0.8% em eletricidade e de 0.2% em gás natural, dentro de pouco mais de um ano.

Como consequência desta evolução, mais clientes precisaram de atendimento e mais opiniões surgiram sobre os serviços, fossem elogios ou reclamações.

De facto, a ERSE alerta para a proporção entre as carteiras de clientes e as reclamações, afinal, o número de queixas sobre cada empresa deve atender o respetivo universo de clientes.

A ERSE também conclui que, para considerar significativa uma quantidade de denúncias, deve-se considerar a dimensão da entidade reclamada.  

Atualmente, a Goldenergy possui à volta dos 300.000 clientes, repartidos em 50/50 entre eletricidade e gás natural, ou seja, 2.9% do mercado livre português em eletricidade e em 11.7% em gás natural.

A última média anual de reclamações da Goldenergy foi de 0.058% – a segunda menor entre os cinco grandes players do mercado energético em Portugal.

Todos estes dados foram extraídos dos boletins mensais e trimestrais da ERSE e todas as empresas foram analisadas sob os mesmos critérios.

Ou seja, os números comprovam que os clientes satisfeitos com os produtos e os serviços são uma imensa maioria em relação aos clientes que apresentam queixas.

No entanto, a Goldenergy percebe que as críticas servem de aprendizado para a otimização dos serviços e para se alcançar a maior satisfação dos consumidores.

Por isso, direciona os seus esforços para um atendimento qualificado ao cliente, com uma equipa treinada para escutar e responder rapidamente às ocorrências apresentadas.

Neste sentido, a Goldenergy foi galardoada com o Troféu Call Center 2020, que destaca o seu alto desempenho no atendimento ao cliente via telefónica e nas redes sociais.

Além disso, recentemente foi-lhe atribuído o selo Escolha do Consumidor 2021 na categoria Energias 100% Renováveis.

Desta forma, a Goldenergy reitera a sua posição de referência no setor das energias 100% renováveis, com clientes que prezam pelos serviços de qualidade e que respeitam o ambiente.

Também reforça a sua preocupação em ouvir as opiniões dos clientes e mostrar a cada vez mais portugueses que ser amigo do ambiente é sinónimo de poupar.