Um grupo de estudantes universitários de Vila do Conde lançou no dia 5 de março o «Ajuda Hoje», organização sem fins lucrativos que abrange várias áreas de atuação desde o apoio escolar ao familiar.
O principal foco é o auxílio a crianças e jovens, sobretudo aqueles com menos recursos. Para já a prioridade será dar explicações online através do recrutamento de voluntários, uma vez que o contacto físico está atualmente dificultado.
A presidente é Jéssica Carvalho, da freguesia de Malta. A jovem de 19 anos está a tirar o curso superior de Educação Básica, no Porto. De resto, equipa do ‘Ajuda Hoje’ é formada por 17 elementos, a que se deverão juntar em breve mais dois. São quase todos estudantes de Vila do Conde entre os 19 e os 21 anos.
“Desde que apresentámos o projeto das explicações e começámos a recrutar voluntários, para dar as aulas, já recebemos mais de 80 pedidos. Chegam de norte a sul e abrangem estudantes universitários, licenciados, mestres ou professores”, explicou. São explicações de todas as áreas de ensino, desde o 1º ao 12º ano, além de ser facultado material de estudo com resumos de matéria e exercícios. Nesta altura decorrem as inscrições para os alunos, que são feitas pelos encarregados de educação.
Além da vertente escolar, a organização também promove a doação de roupas, calçado e bens essenciais para as famílias, e ainda terá, futuramente, outra vertente dedicada à recolha de alimentos
O contacto com os responsáveis pode ser feito através do Facebook e Instagram do ‘Ajuda Hoje’.