Estela terá mais ecopontos e iluminação após pedido dos moradores

0
702

Durante esta semana, o presidente da Câmara da Póvoa de Varzim esteve na freguesia de Rates e Estela para acompanhar as principais obras em curso e identificar outras que possam ser necessárias.

No caso da Estela, vai ser preciso desde logo “corrigir o impacto” provocado pela época de inverno ao nível do “abatimento dos pavimentos”. Há arruamentos que ficaram “visivelmente afetados” e que, por isso, vão ser reabilitados com “a maior brevidade possível”, aponta a autarquia em comunicado esta sexta.

Isso vai representar um investimento de 500 mil euros em mais de uma dezena de vias. Aires Pereira, chefe do executivo, diz que que “este esforço financeiro adicional por parte da Câmara Municipal é vital para garantir a qualidade dos acessos e ligações à Estela e, também, para valorizar alguns pontos da freguesia que merecem ser melhorados, como é o caso do Lugar do Teso e do Lugar do Outeiro”, cita o comunicado.

Nesta visita do autarca à Estela, os moradores aproveitaram para apresentar alguns reparos. Os mais prementes são a necessidade de reforço, em alguns pontos da freguesia, do número de ecopontos (por exemplo na Rua das Pedras Brancas) e da iluminação pública (Rua da Cova do Lobo).

Ficou a garantia, parte do presidente da Câmara, que ambas as situações “ficarão resolvidas nos próximos dias”.

Obras de saneamento em Rates quase concluídas
Quanto a São Pedro de Rates, a obra mais relevante é a instalação da rede de saneamento, empreitada de 1.8 milhões de euros que está já em fase de conclusão.

Alguns arruamentos foram também alvo de intervenção, e outros serão ainda pavimentados, como as ruas da Escola Nova, Vale Maior e Via Sacra. Os trabalhos arrancam “em breve” e têm duração prevista de “apenas três meses”.

Também nesta vila haverá obras para atenuar o impacto do inverno nos pavimentos.

Nas duas visitas o edil esteve acompanhado dos presidentes de Junta, José Armandino e João Silva, de Estela e Rates, respetivamente.

Foto CMPV