A estilista norte-americana Tory Burch, que tem mais de 2.3 milhões de seguidores no Facebook e um património avaliado em quase 1 bilião de dólares, vendeu durante algum tempo no seu site a camisola poveira como sendo uma nova criação sua.
Segundo o jornal Público, a estilista até a descreveu como uma peça “inspirada na baja mexicana”, mantendo porém os motivos típicos da camisola poveira.
Atualmente, pode verificar-se que a camisola continua no catálogo do site, mas já mudou de nome e perdeu a tal inspiração mexicana, não sendo referenciada qualquer origem. Está à venda por 695 euros, um valor em cerca de dez vezes superior a um original feito à mão na Póvoa de Varzim.
Tanto a Câmara Municipal como a Junta de Freguesia já entraram em contacto com os responsáveis, mas até ao momento não obtiveram resposta. Mas o facto da empresa americana ter alterado a descrição da peça, no site, mostra que já está a par da situação.
Ricardo Silva, presidente da união de freguesias de Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, já reagiu na sua página de Facebook: “A inacreditável história de como uma marca internacional Tory Burch apresenta como sua a nossa Camisola Poveira. Uma luta de David contra um Golias que usurpa, não responde e não reconhece uma das principais peças de artesanato português, que em 2007 integrou a coleção de selos dos Trajes Regionais”.
A camisola poveira, peça de artesanato com mais de um século, está nesta fase em processo de certificação.
Tanto nos comentários no site como nas redes sociais, vários poveiros já manifestaram a sua indignação.