Camisola Poveira: Estilista pede desculpa e Câmara avança com processo

0
2621

Depois das notícias e dos protestos através das redes socias, Tory Burch, estilista americana que plagiou a camisola poveira já fez um pedido de desculpas nas redes sociais. A própria diz que irá trabalhar com a Câmara da Póvoa de Varzim para reconhecer a tradição.

Na tarde desta quinta-feira, Tori Burch admitiu o erro em publicação no Twitter e no Facebook. “Pedimos sinceras desculpas aos portugueses – foi levado ao nosso conhecimento que atribuímos erroneamente uma camisola da nossa coleção Primavera 2021 como inspirada em Baja-México”.

A norte-americana afirma que a equipa está “de imediato a corrigir o erro e a trabalhar em conjunto” com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim “de forma a encontrar as melhores soluções para apoiar os artesãos locais”. “Estamos a corrigir este erro de imediato, e iremos notar e honrar que esta camisola foi inspirada nas tradições portuguesas. Queremos reconhecer ainda mais essa importante tradição”.

Câmara da Póvoa de Varzim avança com processo

Por sua vez, ao JN online, Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, garantiu que “vamos, ainda hoje, acionar juridicamente a empresa. Exigimos o reconhecimento da propriedade intelectual e haverá consequências”, e adiantou que tem já um jurista a tratar da ação, que terá que ser movida nos EUA.

Tudo começou há semanas atrás quando a Junta de Freguesia da Póvoa escreveu a Tory Burch sobre o plágio sem mencionar o facto da Camisola Poveira. Ricardo Silva disse que escreveu à estilista. “Queria saber se tinha havido um erro do departamento de novas criações. “Nunca recebi resposta, mas, no site, deixou de ser ” Baja inspired Sweater” para ser “Sweater Tunic” e, na descrição, as referências ao México desapareceram, mas continua a não haver nenhuma referência às camisolas poveiras”.

O assunto conheceu um aumento exponencial de indignação por parte dos poveiros depois da publicação de um artigo no jornal Público no dia de quarta-feira, em que explica a criação da estilista.

Foto da manequim