O primeiro dia da Semana Santa na Póvoa de Varzim começou na cidade com o Domingo de Ramos e a celebração da eucaristia no interior da igreja Matriz. Devido à pandemia e às medidas em vigor, pelo segundo ano não foi realizada a procissão, nem a bênção no largo da Misericórdia.
Na missa, a qual contou com dezenas de fiéis que preencheram todos os lugares disponíveis devido às restrições, Avelino Castro, prior da Matriz, lembrou “a falta de ter jovens naquele largo da Misericordia cheio de gente”, e acrescentou: “Somos nós que levamos para nossas casas, as nossas famílias, para o mundo onde vivemos, para o universo que queremos construir esta esperança e por isso a palavra que deve marcar todo este tempo desta semana, deve ser a palavra Esperança”.
Durante a celebração os fiéis agitaram os ramos que para o sacerdote “estes ramos nunca deixarão de se agitar e de mostrar ao mundo a dimensão da nossa fé”.
Semana Santa com a presença do Bispo Auxiliar de Braga com transmissões digitais
D. Nuno Almeida, Bispo Auxiliar de Braga, vai estar presente nas cerimónias da Semana Santa, nomeadamente na quinta-feira, na eucaristia da Ceia do Senhor, sexta-feira na Celebração da Paixão, no Sermão do Enterro e canto da Verónica, no sábado na Vigília Pascal, e no domingo de Páscoa na Missa da Ressurreição.
Todas as celebrações terão transmissão pelas plataformas digitais – Facebook e Youtube – da paróquia da Matriz, “possibilitando a sua chegada as casas dos poveiros e a todos os cantos do mundo, divulgando e levando cada vez mais longe este legado que os nossos antepassados há mais de 330 anos nos deixaram”, sublinha a Confraria do Santíssimo Sacramento.