Vacinas contra a covid já preveniram 140 mortes no país

0
557

As vacinas contra a covid-19 terão prevenido até agora mais de uma centena de mortes. A conclusão é de um perito do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, que partilhou os dados durante a reunião no Infarmed esta terça-feira.

Segundo modelos matemáticos, Baltazar Nunes diz que, com o índice de transmissibilidade R(t) atual de 1,05 as vacinas tenham prevenido até 140 óbitos por covid-19 em Portugal.

O perito destacou ainda a importância das vacinas na diminuição do número de casos nas pessoas com mais idade, e mencionou os efeitos no R(t), na ocupação de camas hospitalares e na mortalidade. “Há um efeito significativo da cobertura vacinal na população com 80 e mais anos”, partilhou.

Olhando ao resto da Europa, “Portugal está com nível de incidência muito mais baixo”, ainda que o R(t) esteja a aumentar. O país tem hoje menos medidas de restrição do que muitos outros países europeus e tem havido “um aumento do número de contactos, principalmente nos grupos etários abaixo dos 69 anos”, ainda que seja inferior ao que aconteceu na altura do Natal.