Dois programas a serem transmitidos pelo Porto Canal vão marcar as Festas de S. Pedro deste ano na Póvoa de Varzim, anunciou esta terça-feira Aires Pereira, presidente da Câmara, na reunião do executivo.
Um dos programas, a transmitir na noite de 28 de junho, a partir das 21 horas, vai contar com a presença das rusgas seniores dos seis bairros. Este programa será previamente gravado no pavilhão municipal dias antes, de forma a que cada rusga se apresente com 12 pares e em horários distintos. No local, a autarquia vai montar um cenário para o efeito.
Haverá depois um segundo programa de cerca de uma hora, o qual irá incluir as tradições poveiras, também com a recolha de filmagens antecipadas. Os dois programas serão depois repetidos pelo Porto Canal em dias posteriores.
Evitar ajuntamentos
Para Aires Pereira, “este foi o modelo encontrado para este momento que vivemos e também indicado pelas associações, as quais disseram à edilidade que dois anos sem data, seria muito tempo para depois recuperarem o tempo perdido”.
Este será a forma de festejar o S. Pedro “de modo a que se evitem ajuntamentos”, explicou o autarca.
A participação dos elementos de cada rusga fica condicionado à realização antecipada de testes à covid-19, assegurou o autarca, custo que será suportado pela edilidade.
Missa de S. Pedro
Para além destes dois moementos televisivos, no dia 29 de junho será realizada na igreja da Lapa a missa solene em honra do santo popular, não estando prevista a realização de qualquer outra atividade.