Probabilidade de morrer por covid é hoje 5 vezes mais baixa que há um ano

A probabilidade de um infetado com covid-19 morrer em Portugal devido à doença é hoje em dia cinco vezes mais baixa quando comparado com o início da pandemia. A informação foi revelada pelo investigador Henrique Barros, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, na reunião do Infarmed.

O especialista diz que “no mês de abril a probabilidade de morrer após infeção é cerca de cinco vezes mais baixa do que foi no início da pandemia”, e é também metade do risco observado na média do ano. A vacinação contribuiu para este facto positivo, acrescentou.

A variação na probabilidade de morrer devido à doença fixa-se agora nos 0,5%, o que é “extraordinário”. “E mesmo que suba qualquer coisa até ao final do mês, não ultrapassará os 0,75%”, disse, vincando que estamos numa fase em que se “testa mais e as vacinas estão a proteger os mais vulneráveis”.

Apesar desta redução na probabilidade de morte por covid, a mesma continua a ser mais vincada no grupo etário acima dos 79 anos, concluiu o investigador.