Cruz Vermelha da Póvoa cria projeto para retirar pessoas do desemprego

0
1162

“O foco no emprego e nas famílias e proteção da criança são os objetivos do ‘Projeto IncubAS’ da delegação da Póvoa de Varzim da Cruz Vermelha”, disse Luísa Tavares Moreira, presidente da delegação, após a apresentação pública do programa aos parceiros institucionais e empresários locais, que decorreu ao final da tarde de sexta-feira no Diana Bar.   

A dirigente da instituição poveira acrescentou que o projeto, no âmbito do CLDS4G (Contatos Locais de Desenvolvimento Social), passa “por tirar mais gente do desemprego e melhorar as condições de vida dessas pessoas. Tirar gente do RSI (Rendimento Social de Inserção) para o mercado de trabalho, porque muitas vezes são pessoas que não têm as suas vidas realizadas, e estamos para as ajudar”, completou.

Luísa Tavares Moreira sublinhou que “já conseguimos empregar algumas pessoas com apoio dos empresários, uma preocupação antiga da delegação”, e reforçou que agora o novo programa assenta no ‘Projeto IncubAS’ e numa parceria com a Lipor, “com uma bolsa para dar resposta ao desempregado para criar emprego e que o empresário que o receba tenha sucesso”.

Promover e fomentar o trabalho em rede

Por sua vez, Francisco George, presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, deslocou-se à Póvoa de Varzim para “promover e fomentar este trabalho em rede horizontal, de forma a que o país conheça aquilo que se faz de bom e que pode ser replicado em vários outros locais”. Na sua intervenção, Francisco George revelou uma outra preocupação de dimensão nacional por “existirem 15% dos portugueses com dificuldades de terem emprego e de famílias que precisam de ter acesso a bens alimentares”.  

Já Aires Pereira, presidente da Câmara, referiu que “esta parceria é cada vez mais uma realidade” e explicou que durante a pandemia “fizemos um bom trabalho em rede com as instituições e trabalhamos todos em bloco. A Câmara liderou esse bloco para fazer chegar o que tinha que chegar a cada uma das instituições para que os recursos fossem suficientes e se não trabalharmos em rede podemos estar a duplicar e pode ficar gente pelo caminho e ao trabalharmos juntos podemos identificar todas as situações e também identificar para o futuro os setores onde temos que intervir e as pessoas que temos que ajudar”.

Na foto, da esquerda para a direita, Liliana Berenguel, Ana Pereira, Carolina Pimentel, Maria Ferreira, técnicas da Delegação da Cruz Vermelha da Póvoa de Varzim que vão trabalhar no projeto IncubAS.

Assine o jornal e receba na sua morada ou no seu email: