Vila-condense José Azevedo anuncia criação de equipa de ciclismo em Portugal

0
1455

José Azevedo, antigo ciclista e diretor desportivo, revelou este domingo durante os comentários da Volta a França para a Eurosport, que vai criar em 2022 uma equipa de ciclismo portuguesa.

O vila-condense deu mais pormenores do projeto. “Será uma equipa nacional, inscrita na Federação portuguesa de ciclismo, no escalão continental, com o objetivo de disputar todas as provas do calendário nacional e, talvez, algumas internacionais. Ainda não posso adiantar o nome nem os patrocinadores” e acrescentou que “não tem qualquer ligação a clubes de futebol, é uma empresa criada por mim, que fará toda a gestão, de forma independente. É um projeto meu, com o objetivo de ajudar o ciclismo português”.

“Tenho o sonho de um dia levar uma equipa portuguesa ao Tour”

José Azevedo afirmou mesmo que “tenho o sonho de um dia levar uma equipa portuguesa ao Tour”. “Nestes últimos meses houve tempo para me debruçar sobre um projeto que comecei a idealizar há vários anos. Sei as dificuldades que os corredores portugueses têm para se impor ao nível internacional, eu sei o quanto me custou, e em Portugal há jovens com muito valor, que quando lhes é dada a oportunidade conseguem afirmar-se no pelotão internacional”.

E adiantou: “A experiência que fui adquirindo, primeiro como diretor e depois como manager, permitiu-me criar um projeto, criar uma equipa em Portugal. Comecei a trabalhar nesse projeto, apresentei-o a várias empresas, tive uma série de reuniões (foram muitos meses de reuniões) e felizmente houve quem acreditasse e quisesse associar-se. Isto permite que em 2022 a equipa passe para a estrada e seja uma realidade”.

Apesar do projeto ser português, José Azevedo admite contratar ciclistas estrangeiros. “É difícil dizer se será uma equipa cem por cento portuguesa, ainda não comecei a parte dos contactos com ciclistas. O que posso dizer é que darei sempre preferência aos ciclistas portugueses, serão sempre a primeira opção”.