Bombeiros e Cooperativa da Póvoa assinalam aniversários a 1 de outubro

0
489

No primeiro dia deste mês de outubro duas entidades de referência no concelho da Póvoa de Varzim (144 anos) estão de parabéns ao assinalarem mais um aniversário. Os Bombeiros da Póvoa e a Cooperativa da Póvoa (73 anos).

Uma delas é a Real Associação de Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim que comemora 144 anos em prol da segurança dos cidadãos. A instituição fundada em 1877, nasceu sob a designação de Companhia de Bombeiros Voluntários que, depois viria a chamar-se mais tarde Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim.

“Foi obra de um conjunto de poveiros que, unidos à Câmara Municipal e a outras boas vontades, se entregaram ao trabalho de dotar a então vila, de uma companhia de bombeiros voluntários. São três os homens a quem se ficou a dever a iniciativa: João Pedro de Sousa Campos, António Martinho Fiúza da Silva e Manuel Fortunato de Oliveira Mota os quais, em reunião de 1 de outubro de 1877, com outras diversas individualidades poveiras, deram início à então denominada Companhia de Bombeiros Voluntários”, refere a instituição.

A 6 de Janeiro de 1892 foi oficializada a instituição e, em 1904, o rei D. Carlos permitiu que fosse acrescido ao seu nome a palavra Real, passando a ser a Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, atual denominação.

Cooperativa da Póvoa fundada em 1948

Neste dia, mas de 1948, um grupo de agricultores fundou a Cooperativa Agrícola Leiteira do Concelho da Póvoa de Varzim, CRL. Para assinalar a efeméride, a cooperativa filicita os seus associados, clientes, parceiros, colaboradores e funcionários, “que todos os dias se empenham para dar continuidade à missão desta cooperativa, bem servir ajudar”, como recorda “os associados falecidos que tanto contribuíram para o nosso crescimento e afirmação no mercado”.

A Cooperativa da Póvoa sublinha, ainda que, vai continuar “a trabalhar com afinco para fazer cada vez mais e melhor pelo setor agrícola do concelho, pautando sempre a sua conduta pela honestidade e transparência”.