No primeiro dia deste mês de outubro duas entidades de referência no concelho da Póvoa de Varzim (144 anos) estão de parabéns ao assinalarem mais um aniversário. Os Bombeiros da Póvoa e a Cooperativa da Póvoa (73 anos).
Uma delas é a Real Associação de Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim que comemora 144 anos em prol da segurança dos cidadãos. A instituição fundada em 1877, nasceu sob a designação de Companhia de Bombeiros Voluntários que, depois viria a chamar-se mais tarde Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim.
“Foi obra de um conjunto de poveiros que, unidos à Câmara Municipal e a outras boas vontades, se entregaram ao trabalho de dotar a então vila, de uma companhia de bombeiros voluntários. São três os homens a quem se ficou a dever a iniciativa: João Pedro de Sousa Campos, António Martinho Fiúza da Silva e Manuel Fortunato de Oliveira Mota os quais, em reunião de 1 de outubro de 1877, com outras diversas individualidades poveiras, deram início à então denominada Companhia de Bombeiros Voluntários”, refere a instituição.
A 6 de Janeiro de 1892 foi oficializada a instituição e, em 1904, o rei D. Carlos permitiu que fosse acrescido ao seu nome a palavra Real, passando a ser a Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, atual denominação.
Cooperativa da Póvoa fundada em 1948
Neste dia, mas de 1948, um grupo de agricultores fundou a Cooperativa Agrícola Leiteira do Concelho da Póvoa de Varzim, CRL. Para assinalar a efeméride, a cooperativa filicita os seus associados, clientes, parceiros, colaboradores e funcionários, “que todos os dias se empenham para dar continuidade à missão desta cooperativa, bem servir ajudar”, como recorda “os associados falecidos que tanto contribuíram para o nosso crescimento e afirmação no mercado”.
A Cooperativa da Póvoa sublinha, ainda que, vai continuar “a trabalhar com afinco para fazer cada vez mais e melhor pelo setor agrícola do concelho, pautando sempre a sua conduta pela honestidade e transparência”.