Finalistas do Orçamento Participativo Jovem apresentam os seus projetos (fotos)

1
283

Os projetos que chegaram à fase final do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) 2021 foram apresentados na tarde desta sexta-feira, 1 de outubro, no Diana Bar. São sete projetos, criados por jovens entre os 14 e os 30 anos, que atuam em várias áreas, como a tecnologia, arte, desporto e ação social.

O OPJ tem um orçamento máximo de 30 mil euros, e apenas um projeto pode vencer – no dia 9 de outubro, próximo sábado, será revelado o vencedor.

O OPJ 1, chamado ‘Projeto Nexo’, consiste num Festival de Arte Urbana com o objetivo de promover atividades culturais na cidade da Póvoa de Varzim. Pretende tornar a arte acessível a todos, e tem um orçamento de cerca de 16 mil euros.

O OPJ 2, ‘A Sala do Futuro’, visa criar uma sala com várias valências tecnológicas na EB Cego do Maio. Estaria ao serviço da comunidade, permitindo o acesso fácil a computadores, impressoras e outros aparelhos eletrónicos. Tem um orçamento de 30 mil euros.

O OPJ 3 consiste no ‘Rebento Festival’, um festival de artes infantil, mas pensado para toda a família. Quer providenciar experiências estimulantes, através da exposição de famílias e juventude às diversas artes, inclusive ao teatro. O orçamento é, também, de 30 mil euros.

O OPJ 4 é chamado ‘Xeque-Bike’, e visa a promoção da mobilidade através da instalação, na Escola Secundária Rocha Peixoto, de um abrigo para bicicletas e promoção das relações interpessoais com a aquisição de equipamentos para a prática de xadrez. O orçamento deste projeto é 18 mil euros.

O OPJ 5, ‘Juventude On’, prevê a requalificação do edifício CDC Navais, ao criar um ponto de encontro para os jovens, um local de lazer, para a prática de desporto e apoio ao estudo. Tem um orçamento de 28 mil euros.

O OPJ 6, chamado ‘Descodifica o teu futuro’, defende a criação de um curso de programação e um curso de curta duração relacionado com a análise de dados, de modo a contribuir para a formação e diminuição do desemprego jovem, visto que a tecnologia pode e deve ser para todos. O orçamento é de 12 mil euros.

O último projeto a ser apresentado foi o OPJ 7, ‘Aprende a Alcançar’. Consiste na requalificação da antiga parede de escalada da Escola Secundária Rocha Peixoto, bem como a criação de uma nova parede no mesmo estabelecimento de ensino. O objetivo é a promoção da prática desportiva ao ar livre, e prevê um orçamento de 22 mil euros.

A votação realiza-se até dia 8 de outubro, podendo ser feita através do registo no portal do município, em horário expediente presencialmente na Casa da Juventude ou por SMS.

Para votar, é necessário ter entre 14 e 30 anos, residir, estudar ou trabalhar no concelho da Póvoa de Varzim, e efetuar registo.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.