Os conselheiros elegeram Jorge Caimoto para presidente do Conselho Varzinista, que será secretariado por Carlos Costa e Edgar Torrão. A escolha decorreu na noite de quarta-feira, na primeira reunião deste órgão consultivo após o desconfinamento.
Jorge Caimoto substitui Lídio Marques no cargo, devido ao estado de saúde do antigo presidente. Durante a reunião foram abordados alguns temas, como a reestruturação das infraestruturas do estádio e o futuro modelo de gestão do clube, sem, no entanto, saírem decisões, mas a criação de um grupo de trabalho que transmita orientações para ajudar a direção a definir estratégias.
No final da reunião, Jorge Caimoto disse que “os conselheiros decidiram eleger a mim para presidente do órgão pela confiança em suceder a uma figura histórica, juntamente com os secretários Carlos Costa e Edgar Torrão”.
No entanto, o novo líder do Conselho Varzinista lembrou “que o papel do Conselho Varzinista é procurar auxiliar, colaborar e emitir parecer sobre a vida do clube sempre em consonância com a direção”.
Sobre o momento desportivo, que está numa zona perigosa da classificação na II Liga, Jorge Caimoto adiantou que “é um bocado complicado, mas todos temos esperança no futuro”, explicando que também “foi feita uma abordagem sobre as atuais instalações e as perspetivas da sua reestruturação, como também se falou da evolução do modelo de funcionamento do Varzim, mas sobre essas matérias será naturalmente referido pelo presidente da direção”.
Presidente frustrado com resultados desportivos
Já Edgar Pinho, presidente da direção do Varzim, sublinhou que “esta é um órgão consultivo que tem pessoas da sociedade poveira muito experientes. Foi a minha primeira reunião do Conselho Varzinista e fiquei muito satisfeito com a observação ao trabalho que esta direção tem feito”.
O dirigente não fugiu à questão dos resultados negativos da equipa principal de futebol, o qual disse que “a frustração dos resultados não é só dos adeptos. É em primeiro lugar desta direção, dos jogadores e da equipa técnica. Naturalmente iremos encontrar soluções para dar a volta a esta fase menos boa, dado que o Varzim tem um bom plantel e a equipa técnica que tem tido contestação, mas não tem tido vida fácil. Quando os resultados não aparecem, todos têm esta frustração”, e esclareceu que sobre a continuidade do treinador “é prematuro falar sobre esses cenários”.
Na reunião estiveram presentes 10 conselheiros, Aires Pereira, Macedo Vieira, Jorge Caimoto, Carlos Costa, Jacinto Ribeiro, Manuel Milhazes, João Pereira Gomes, Maria de Lurdes Fangueiro, Edgar Torrão e Luís Graça, a que se juntaram Edgar Pinho, presidente da direção e Moura Gonçalves, presidente da assembleia geral. Dos antigos presidentes, nenhum compareceu ao encontro.
Foto arquivo