O concelho da Póvoa de Varzim foi o único do distrito do Porto em que o PSD conseguiu vencer nas eleições legislativas de 2022. Para o presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, este resultado reflete “a realidade história do concelho”, que tem uma “tradição longa de votar à direita”.
Reagindo aos resultados eleitorais, o edil frisou o crescimento de “novos partidos a conquistar o seu espaço”, nomeadamente o CHEGA e a Iniciativa Liberal, que ficaram em terceiro e quarto lugar, respetivamente, na Póvoa. Referiu também a “queda prevista” de partidos como o Bloco de Esquerda, CDS, PCP e a PAN.
“O que se passou na Póvoa de Varzim é a repetição do que se está a passar no país”, disse Aires Pereira.
“Na Póvoa de Varzim, há uma transferência de votos do Bloco de Esquerda e do PCP que se reflete no resultado que o PS aqui conseguiu. Teve um aumento ligeiro, um aumento que tem correspondência com a diminuição nestes dois partidos”, afirmou.
“O PSD continua a liderar o concelho, com cerca de 14.300 votos”, lembrou o autarca social-democrata. “A Póvoa de Varzim tem uma tradição longa de votar à direita: o PSD sempre teve maioria, seguido do CDS”, que, este ano, perdeu votos (1.889 em 2019 para 817 em 2022).