Presidente da Junta de Laúndos propõe a instalação de obras de arte nas rotundas da zona industrial

0
1673

Félix Marques, presidente da Junta de Freguesia de Laúndos, Póvoa de Varzim, considera que a instalação de obras de arte alusivas às profissões tradicionais da freguesia nas duas rotundas da zona industrial seria “uma excelente iniciativa”.

A afirmação foi feita no passado dia 10 de março, aquando da reunião com os empresários lanutenses promovida pela Associação Empresarial da Póvoa de Varzim (AEPVZ). Na sessão, Félix Marques enalteceu as qualidades e raízes da freguesia na vida profissional, e aproveitou o encontro para lançar um desafio “aos empresários e entidades locais potenciadoras de riqueza industrial e de administração local, de partilhar convosco um sonho da Junta de Freguesia”.

“À entrada da nossa Zona Industrial existem duas rotundas que servem de porta de entrada à Zona Industrial, como também do nosso concelho. Antigamente, Laúndos era conhecida por ser uma terra com muitos trabalhadores de duas atividades: Serradores e Pedreiros. Sendo estas duas atividades de produção, os nossos antigos foram, de certa forma, os primeiros empresários que deram vez a outros, permitindo que hoje possamos ter algumas empresas nas mesmas áreas, todas elas sediadas em Laúndos. Penso que seria uma excelente iniciativa se nessas rotundas pudéssemos construir uma obra de arte alusiva às atividades laborais da história de Laúndos, e estamos numa casa sensível a este respeito e com cartas dadas nos domínios da materialização da arte”.

E concluiu: “Como se costuma dizer, ‘onde todos ajudam, nada custa’, e só nos ficaria bem se todos contribuíssemos para alcançar esse objetivo, pois penso que não nos fica lá muito bem a decoração atual com pedras grandes e troncos (para não chamar outra coisa!). Fica aqui o meu desafio”.

Este texto faz parte de um artigo publicado esta semana no jornal MAIS/Semanário, exclusivo a assinantes que pode ler na íntegra na edição digital (PDF).