No sábado, dia em que Vila do Conde celebrou os seus 1096 anos de existência, Vítor Costa, presidente da Câmara, anunciou oficialmente a candidatura de Vila do Conde a Capital Europeia da Juventude em 2026.
O autarca acredita “que Vila do Conde reúne as condições necessárias que permitirão percorrer, ao lado dos jovens vilacondenses, um caminho que levará a cidade a conquistar este título”. Para isso, nomeou Ana Catarina Monteiro, nadadora, atleta olímpica e residente em Vila do Conde, como Comissária da candidatura.
Na sessão, Vitor Costa explicou que “Vila do Conde é também futuro e o futuro são os jovens e é para eles e com eles que temos que construir um futuro mais participativo e mais participado”.
Sobre a escolha de Ana Catarina Monteiro para Comissária da candidatura de Vila do Conde a Capital Europeia da Juventude em 2026, o edil disse que “nela está representado o esforço, a capacidade de construir, a dedicação e o amor à causa”.
Por sua vez a atleta sublinhou que “deseja uma cidade melhor, mais apelativa para os jovens” e acredita que com a participação dos jovens, do movimento associativo, das escolas, das Juntas de Freguesia e todos quantos se queiram juntar, a cidade será a Capital da Juventude em 2026.
A apresentação que decorreu no Salão de Festas do Centro Municipal de Juventude, contou com a moderação da jornalista vilacondense Diana Bouça-Nova.
Também durante o dia, e para assinalar o arranque da candidatura foi proporcionado à juventude um concerto da banda Sensible Soccers, que teve lugar no Campo de Jogos da escola secundária José Régio.
Fotos CMVC